Dicas para quem quer iniciar no skate



Olá meninas, hoje nós da Tricats daremos dicas imperdíveis para quem pretende começar a andar de skate e dicas até mesmo de como montá-lo... Ahhhhh e para quem ainda assim quer saber um pouco mais ou ver  "ao vivo" como se monta um Skate, encontramos um vídeo super legal no canal Skatista BR e no final do nosso post você encontrará vídeo !! 

Confira nossas dicas abaixo :

COMO TUDO COMEÇOU...
O skate teve seus primórdios lá na Califórnia (USA) na década de 1960 e só foi chegar no Brasil 5 anos depois. No começo o pessoal andava de skate apenas por "hobbie'' e só depois que o skate deixou de ser apenas um lazer e se tornou prática esportiva. Com o passar do tempo o número de adeptos no Brasil foi aumentando mais e mais e foi então que primeiro circuito Brasileiro surgiu em 1989 na categoria street style. Hoje já existem diversos campeonatos pelo Brasil inteiro e quem fica responsável por cuidar de todos os eventos relacionados à modalidade é a Confederação Brasileira de Skate (CBSK), que tem sede na capital paulista.
E o mais legal é que o Brasil está logo atrás dos Estados Unidos, como a segunda maior potência na modalidade (UHULLL !!). Segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSK), existem cerca de 10 mil competidores amadores e 300 profissionais em terra Brasileira (dados entre homens e mulheres, é claro).

PRIMEIRA ETAPA 
É óbvio que para começar a praticar antes de tudo você precisará de um skate, mas cuidado na hora de comprar e não cair em furada! Pesquise bem antes de sair comprando por ai, pois existem vários tipos de shapes, rodas e todos os outros acessórios que envolvem a montagem de um skate.

Conheça um pouco o que é e para que serve cada peça de um skate:








MODALIDADES
Há muitas modalidades e estilos de manobras no mundo do skate. Mostraremos as três mais comuns no Brasil... Então aproveite, escolha a sua preferida e comece a praticar!!
·         Street: Modalidade mais popular no Brasil. Pode ser praticado na rua ou em pistas, seu objetivo é passar por vários tipos de obstáculos, sendo eles: Corrimões, paredes inclinadas, saltar gaps e escadarias.
·         Vertical: Já essa modalidade é praticada em uma pista com forma de U, que é chamada de half-pipe. A halp-pipe pode ser feita de madeira ou concreto e nela o skatista pode realizar manobras sensacionais, tais como os giros de 540° e 720°.
·         Downhill: Nessa modalidade o que realmente importa é a velocidade. O atleta que a pratica, desce ladeiras ou mini rampas e nelas são feitas manobras em alta velocidade. É muito importante os skatistas estarem sempre equipados com capacete e outros itens de segurança, já que existem ladeiras que o atleta pode atingir mais de 110km/h.

LOCAIS PARA PRÁTICA
Basta um terreno plano ou um asfalto para você andar de skate e se divertir!! Pode ser na orla da praia, em parques ou até mesmo nas ruas. Apenas suba no skate e sai por ai... e o legal é que esse é um esporte com alto gasto calórico, em 30 minutos você pode queimar cerca de 235 calorias! (se ta afim de perder peso, essa é a hora !! rs).
Para quem curte mais pistas, tenho uma notícia... Pista de skate é o que não falta por ai. Ao todo, são mais ou menos 1.024 pistas espalhadas pelo país e com o crescimento da modalidade, mais praticantes procuram lugares como esse para treinar.

SEGURANÇA É IMPORTANTE!!
 Lembre-se que antes de tudo a sua segurança tem que estar em 1° lugar, pois assim como em qualquer outro esporte radical, o skate pode trazer alguns riscos para quem o pratica. Ou seja, o uso de acessórios de segurança é essencial para todos! E pense no lado positivo... São apenas quatro itens básicos que você precisará usar e que podem evitar graves acidentes.
- Itens essenciais: Capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas.

Além dos acessórios é importante que você tome cuidado com o trânsito e com as pessoas em volta se estiver andando na rua. Evite andar de skate ouvindo música e ao mesmo tempo andando pelas ruas, pois pode te distrair e no fim gerar um grave acidente. Outro cuidado que também é importante ser tomado são em relação aos passeios noturnos, onde é recomendada a utilização de acessórios reflexivos e roupas brancas, alaranjadas, amarelas ou em tons flúor.

ESCOLA DE SKATE
Um dos melhores caminhos é procurar uma escola de skate para quem está iniciando e não tem nenhuma base. Já existe um monte delas espalhadas pelo Brasil, então se tiver interesse, procure uma próxima de onde você mora. Porém, se não tiver nenhuma escola por perto não ache que é o fim, você também pode aprender com algum amigo... Agora se não tem nenhum amigo que anda de skate, procure fazer amizade com quem anda e o mais legal é que você vai ganhar um amigo novo e ao mesmo tempo aprenderá a andar de skate!!

DICA FINAL
Como já dissemos, há várias modalidades dentro do skate, diferentes tipos de shapes e etc... Então pesquise bem antes de sair comprando tudo, você não precisa comprar logo de cara um skate de primeira linha, mas procure empresas ou marcas já conceituadas no mercado porque isso fará muita diferença na hora do aprendizado e na durabilidade.
Agora com tudo em mente e equipamentos em mão, saia por ai e vá praticar e o mais importante: se divertir !!!

Ahhhh, e como o prometido, segue o vídeo de como montar o seu skate...
 Aproveitem e até o próximo post !!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Fitness Brasil 2011

Óculos "MUST HAVE" do VERÃO!